Abelhas nativas da Mata Atlântica são tema de exposição no Quintana

abelhas nativas curitiba exposicao abun jardins de mel

A importância das abelhas nativas para a humanidade retratadas em arte. Entra em cartaz no Quintana nesta sexta-feira, 12 de abril, das 11h30 às 15h30, uma nova exposição, produzida pelo ABUN – Artists & Biologists Unite for Nature, Jardins de Mel e Prefeitura de Curitiba sob apoio do prefeito Rafael Greca de Macedo. Mais de 50 artistas de todo o mundo utilizam seus traços e sua fotografia para retratar as mais diversas espécies de abelhas sem ferrão, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a importância das mesmas e seus benefícios para a regulação do ecossistema e balanço do nosso planeta. Estarão presentes também os criadores Benedito e Salete Uczai, guardiões das abelhas nativas, que irão contar ainda mais sobre elas a todos os presentes.

Foram criadas mais de 150 obras por artistas dos vários continentes, inspiradas em cinco espécies de abelhas nativas – Jataí, Guaraipo, Mandaçaia, Manduri e Mirim, numa ação excepcional ao longo de poucas semanas. Todas elas estarão expostas, entre originais e prints especiais em conjunto com as fotos dos grandes fotógrafos que inspiraram o grupo (Daniel Castellano, Zig Koch, Hudson Garcia, Jonder, Elwino Naser, Shamsul, Meliponas) e os cinco banners com todas as obras criadas. Além disso, será apresentado um vídeo com as obras e, de fundo, uma composição musical feita por John Nicolosi especialmente para o projeto.

O almoço do Quintana na abertura será ainda mais especial, com opções na mesa gastronômica criadas especialmente para a ocasião com pratos que levam a iguaria do mel das abelhas nativas em sua composição. A mesa funciona das 11h30 às 14h30; com opções à la carte disponíveis até 15h30.

Sobre as abelhas nativas, ABUN e Jardins de Mel

No Brasil, existem aproximadamente 300 espécies de abelhas nativas sociais sem ferrão, das 430 distribuídas em regiões tropicais e subtropicais do planeta. 35 delas estão no Paraná. São responsáveis pela existência da maioria das espécies vegetais, incluindo alimentos. Sem elas, a vida não seria possível.

O Quintana foi precursor ao inserir caixas de abelhas no seu jardim, que convivem diariamente com os clientes. Desde sua abertura, há mais de 10 anos, já há abelhas nativas no Quintana, e aos poucos novas espécies foram inseridas. Com isso, exercita a consciência ambiental com os clientes, junto às demais ações sustentáveis do espaço. Por conta disso, houve a sugestão ao ABUN, grupo de artistas e biólogos em prol da preservação da natureza, sobre a criação de um projeto com esse tema. Este é o 26.º projeto do grupo, criado em janeiro de 2016 pela artista Kitty Harvill e seu esposo Christoph Hrdina.

O grupo entra em apoio ao projeto Jardins de Mel, da Prefeitura de Curitiba, idealizado por Felipe Thiago de Jesus, que já começou a distribuir pelas áreas verdes de Curitiba caixas de abelhas sem ferrão, com o objetivo de divulgar as mesmas para toda a população. Outro ponto importante do Jardins de Mel é a oferta de cursos de capacitação para Guardiões das Abelhas sem Ferrão, que irão auxiliar na preservação desta cultura milenar tão importante.

Cultura no Quintana

O ano de 2019 começou a todo vapor com as atividades culturais do Quintana Gastronomia. Com curadoria artística de Birgitte Tümmler, o espaço idealizado por Gabriela Vilar de Carvalho terá surpresas em 2019, seguindo a programação cultural que teve início em 2008, desde a abertura da casa. Para este ano, estão previstas as participações de artistas como Pedro Egidio, Melissa Baltazar, Jo Ani e Guilherme Meirelles. O objetivo é fomentar ações culturais e sustentáveis, e sensibilizar os visitantes com a arte e gastronomia.

Serviço: Vernissage “Abelhas Nativas da Mata Atlântica”. Sexta-feira, 12 de abril, das 11h30 às 16 horas. No Quintana Gastronomia, Av. do Batel, 1440. Informações: (41) 3078-6044. www.quintanagastronomia.com.br. A exposição segue até 6 de junho.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
Facebook
Instagram