Receita saborosa e saudável: docinho de gergelim

Que tal provar um docinho que, além de saboroso, também é saudável? Neste domingo, no Gastronomix, a chef Gabriela Carvalho preparou, ao lado da responsável pela confeitaria do Quintana Café e Restaurante Duda Miranda, um docinho de gergelim, preparado com produtos Jasmine Alimentos. A aula-show fez parte do Festival de Curitiba, que trouxe uma série de chefs renomados ao Museu Oscar Niemeyer.

Por meio da receita, Gabriela mostra como é possível preparar receitas saudáveis de maneira simples, sem comprometer o sabor. “Tudo é uma questão de harmonia”, diz ela.

Abaixo, confira a receita completa e aproveite para experimentar a delícia em casa!

Docinho Jasmine

1 xícara de gergelim Jasmine

1 xícara de calda de agave Jasmine

¼  xícara de germem de trigo tostado Jasmine

¼ xícara de Linchia Jasmine

¼ xícara de Ativo Lecilin (ou outra farinha)

1 colher de chá de essência de baunilha (*opcional)

3 colheres de sopa de óleo de coco

Mix de sementes e nuts Jasmine – para cobrir as bolinhas

Preparo: 

Em fogo baixo toste o gergelim até dourado em uma panela mexendo sempre para não queimar. Processe (ou levemente triture) as sementes e nuts para fazer delas granulado.  Atenção para não picar demais e virar farinha.  Reserve.

Em seguida, no processador triture o gergelim por uns 5 segundos e então acrescente o gergem de trigo, a linchia, a essência de baunilha e a calda de agave.  Processe juntos. Acrescente o óleo de coco derretido (em banho maria) e misture bem.

Ainda quente, bole com ajuda de uma colher e as palmas da mão, como se fazendo um brigadeiro. Passe pelas castanhas trituradas e delicie-se! Mantenha em geladeira para ficar firme.