Quintana Gastronomia comemora 10 anos com prato especial, arte e homenagem aos produtores

O Quintana Gastronomia, referência em cozinha saudável e ações sustentáveis em Curitiba, no Paraná, comemora 10 anos em julho, mesmo mês em que Mario Quintana completaria 112 anos. Para celebrar, será lançado, a partir do dia 10 de julho, uma edição especial de aniversário do Prato da Boa Lembrança, com arte produzida pela artista e curadora cultural Birgitte Tümmler, que trouxe em seu desenho tudo o que o local valoriza: cultura, sustentabilidade, produtores locais e sua equipe, o coração do restaurante.

O Quintana é membro da Associação da Boa Lembrança, que representa restaurantes que primam pela excelência e qualidade nos serviços, desde 2013. Para a data especial, foi criada a “Costelinha Moura suculenta, melado, arroz de mate e pinhão com farofa crocante de sementes – Paraná no Prato!” (R$ 69), que será servido até final de julho. Com ingredientes orgânicos e que representam o Paraná, o prato também exalta outro ponto importante da história do Quintana – a valorização dos produtores regionais.

Eles também serão homenageados no mês comemorativo, e estarão presentes no almoço do Quintana em datas especiais. No dia 13 de julho, sexta-feira, em horário de atendimento normal, é o momento de receber Benedito e Salete Uczai, criadores das abelhas nativas sem ferrão, que estão presentes também em nosso jardim; e Roberto Gurski, de Palmeira, responsável pela produção de uma grande variedade de feijões orgânicos utilizados diariamente no restaurante.

No dia 20 de julho, acontece o lançamento da cerveja Cachorrão IPA, homenagem ao grande amigo Luizão, membro da equipe que deixou saudades e excelentes lembranças. O rótulo, criado pelo sommelier de cervejas Fabricio Thomaz e Guilherme Cominese, tem alta carga de malte da cerveja para sustentar a grande quantidade de lúpulos inseridos – o que resultou em uma avantajada nota cítrica-herbal, sem criar adstringência no gosto, sendo uma cerveja de IBU médio-alto e de fácil apreciação. Como já dizia o amigo Luiz, para beber e falar: “essa vida é maravilhosa!”.

Para celebrar a data de aniversário do poeta Mario Quintana, em 30 de julho serão inaugurados dois novos painéis de arte, que irão homenagear os “Artistas Q”, nomes que estiveram presentes no espaço por meio de suas exposições de arte nos últimos 10 anos. Para celebrar e abrir espaço para uma nova década!

Sobre o Quintana

O Quintana Gastronomia, inaugurado em 10 de julho de 2008, é um restaurante, espaço de eventos e bar gastronômico. Idealizado pela chef e gastrônoma Gabriela Vilar de Carvalho, acredita que a alimentação pode transformar a vida, exercendo seus preparos em respeito a natureza e aos recursos naturais, e encontrando sempre uma nova forma de expressar cultura e sustentabilidade aliados à gastronomia. Com uma equipe de excelência, com conhecimento e sempre em busca do desenvolvimento, criaram o conceito #EcoGastronomiaCultural, aplicado em seu cotidiano e que dá base aos pilares que o sustentam.

Eco – Somos responsáveis por tudo o que geramos. Combatemos o desperdício, reciclamos, fazemos a compostagem, cultivamos plantas e abelhas nativas sem ferrão, reutilizamos água da chuva e apoiamos a cultura indígena. Aprimoramos nossas ações sustentáveis a cada dia.

Gastronomia – Priorizamos alimentos orgânicos, locais e sustentáveis, e somos parceiros e incentivadores de produtores familiares. Pratos ricos em sabores, aromas, texturas e nutrientes. Equipe comprometida em entregar novos preparos, servir e surpreender.

Cultural – Rica culinária a cada dia com influências de uma cultura do mundo. Exposições de arte, oficinas e ações culturais ao longo do ano, com curadoria artística por Birgitte Tümmler. Biblioteca com títulos disponíveis para leitura no local e empréstimo sem custo. Resgate e valorização de eventos e cultura indígena.

Serviço: Quintana Gastronomia. Aberto todos os dias, das 11h30 às 15h30. Av. do Batel, 1440 – Batel – Curitiba – Paraná. Informações: (41) 3078-6044 ou (41) 3078-8944. www.quintanagastronomia.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *