Gabriela Carvalho promove bate-papo sobre gastronomia sustentável

Uma iniciativa simples que pode mudar as formas de consumo, melhorar a saúde e causar menos impacto ao meio-ambiente. Este é o mote principal da gastronomia sustentável, assunto que foi tema de um bate-papo realizado na última quarta-feira, dia 23 de julho, na sede da Abrasel-PR, em Curitiba, em parceria com o projeto Gastronomia Responsável, da Fundação Grupo Boticário. A iniciativa partiu de Gabriela Vilar de Carvalho, chef do Quintana Café e Restaurante, e plantou pequenas sementes para que o tema seja abordado cada vez mais, e faça parte do dia-a-dia dos brasileiros com maior evidência.

A ação trouxe a oportunidade de ouvir Bruno Pison, administrador francês que atualmente viaja ao redor do mundo em busca de iniciativas de sustentabilidade na área da gastronomia. Em passagem pelo Brasil, Bruno compartilhou ideias sobre como é desenvolvida a prática de alimentação saudável pelo mundo. Ele debateu soluções de qualidade para o aproveitamento de alimentos, e divulgou o trabalho que faz ao redor do planeta, disponível no site www.foodsensetour.com.

A questão mais compartilhada pelos empresários, chefs e pessoas interessadas no assunto foi a respeito do desperdício de comida, que chega a números impressionantes como 1,3 bilhões de toneladas de alimentos aproximadamente em um ano – equivalente a 30% de tudo o que é produzido no planeta. A conversa trouxe ideias sobre como diminuir esses números, e desta forma, ter um melhor aproveitamento do que é consumido hoje em dia.

Para Bruno, por exemplo, o trabalho desenvolvido busca uma conexão com iniciativas ao redor do mundo e três pontos fundamentais para o ciclo de abastecimento alimentar: eu produzo, eu como, e eu reciclo o meu lixo em fertilizantes naturais. Ideias simples que podem revolucionar nosso dia-a-dia e, além disso, salvar o planeta.