Almoço típico britânico e chá inglês com scones celebram obras de Simon Thompson

Um almoço com pratos típicos ingleses, seguido por chá Darjeeling com scones – deliciosos bolinhos ingleses –, serão a base da gastronomia servida nesta quinta-feira, dia 23 de abril, no Quintana Café e Restaurante. A ação, com início no almoço às 11h30 e chá da tarde entre 14 e 16 horas, é homenagem a Simon Thompson, artista britânico que assina a mostra “Caminhar pelas Cidades”, em cartaz no espaço até o dia 19 de maio. Durante o evento, os participantes terão a chance de conhecer a fundo as obras do artista, interagir com ele, questionar e vivenciar por meio da gastronomia aquilo que ele pretende passar com suas telas.

A data é de grande importância aos ingleses. Em 23 de abril, eles celebram o Saint George’s Day, dia do Santo da Inglaterra. Por conta disso, o Quintana preparou um cardápio especial. Os tradicionais scones britânicos serão acompanhados da tradicional geleia de morango, além da compota de laranja do Quintana – item que garante o total reaproveitamento das cascas da fruta utilizadas no espaço. O chá será também especial, com o tradicional Darjeeling, um dos mais apreciados chás pretos. Na mesa gastronômica do dia, a inspiração leva a cozinha asiática, cujos ingredientes, em especial english curry e também o famoso prato fish and chips, já se tornaram a principal base da cultura britânica.

Em “Caminhar pelas Cidades”, Simon evidencia o charme das metrópoles e suas semelhanças, em obras feitas em tinta acrílica e carvão sobre tela. As cores que vibram de cada grande cidade, sob reflexo da luz da chuva, estampam suas obras. Cidades como Londres, Curitiba e São Paulo são homenageadas na exposição do artista nascido em território britânico e radicado em Curitiba.

Sobre o artista

Simon Thompson é artista plástico nascido no centro de Londres e radicado em Curitiba. Apaixonado por outras culturas, foi em 1996 que ele deixou seu atelier e partiu em direção ao Japão, onde morou por sete anos. Por lá, com seu trabalho de pintura em telas e murais, foi premiado pelo Museu Municipal de Nagoya. Ao casar-se com uma brasileira, mudou-se para o Brasil, onde vive desde 2004. Inicialmente, escolheu como berço o Rio de Janeiro e São Paulo, cidades onde morou e expôs seu trabalho, até definir Curitiba como sua residência.

Para ele, a arte tem de estar à nossa frente o tempo todo, e é por isso que sua marca registrada são os conhecidos murais. Por toda Curitiba, é possível prestar a atenção e encontrar um pouquinho do trabalho de Simon em várias esquinas – inclusive dentro do Quintana. “Arte não é uma coisa elevada ou acadêmica. Ela tem que estar na nossa frente, é como música, comida, ou qualquer outra coisa”, diz o artista.

Serviço: Almoço e Chá Inglês “Caminhar pelas Cidades”, de Simon Thompson. Dia 23 de abril, almoço a partir das 11h30 e chá da tarde entre 14 e 16 horas, no Quintana Café e Restaurante. Av. do Batel, 1440. Informações: (41) 3078-6044. www.quintanacafe.com.br.